quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Instituições Sociais

INSTITUIÇÕES SOCIAIS
É um conjunto de regras e procedimentos padronizados, reconhecidos, aceitos e sancionados pela sociedade e que tem grande valor social. A instituição não existe isolada das outras. Todas elas possuem uma interdependência mútua, de tal forma que uma modificação numa determinada instituição pode acarretar mudanças maiores ou menores nas outras.
As instituições sociais servem como um meio para a satisfação das necessidades da sociedade. Nenhuma instituição surge sem que tenha surgido antes uma necessidade. Mas, além desse papel, as instituições sociais cumprem também o de servir de instrumento de regulação e controle das atividades do homem.
As principais instituições sociais são: família, religião, econômica, política, educação e recreação.

• Família: primeiro grupo social a que pertencemos. É um tipo de agrupamento social cuja estrutura varia no tempo e no espaço. Essa variação pode ser quanto ao número de casamentos, quanto à forma, relações de parentesco, relação sexual e dos componentes básicos da sociedade.
• Religião: todas as sociedades conhecem alguma forma de religião. A religião é um fato social universal. Não resta dúvida de que a religião é uma das instituições mais importantes para a organização social, pelo seu conteúdo moral. A religião inclui crença ao sobrenatural, ritos e cerimônias. É inegável a tendência moderna de dar mais ênfase aos valores sociais do que religiosos, prova disso, é o surgimento de doutrinas mais modernas como a Teologia da Libertação.
• Econômica: As atividades econômicas são institucionalizadas à medida que são explicadas por crenças, valores e reguladas por normas. Nas sociedades modernas a instituição econômica apresenta um grau de importância bem mais elevado que nas sociedades tribais, resultado do desenvolvimento tecnológico visando uma divisão mais diversificada do trabalho social.
• Política: são instituições políticas fundamentais a autoridade, o governo, o Estado (com os três poderes), partidos políticos e as constituições. Classificamos também os sistemas políticos como o anarquismo, ditadura, democracia e a pseudodemocracia.
• Educação: constitui uma instituição universal pelo fato de que em todas as sociedades é necessário garantir a estrutura educacional como processo de transmissão de conhecimentos e valores presentes na sociedade.
• Recreação: em todas as sociedades, existem modos culturalmente estabelecidos para o alívio das tensões acumuladas nos indivíduos em decorrência das frustrações geradas pelas restrições da vida social. Todas as sociedades possuem instituições recreativas, como no Brasil, o carnaval e futebol.

161 comentários:

  1. Se voce soubesse o quanto me ajudou a fazer um trabalho de sociologia ...
    brigadaoo 'y

    by: Rayanne

    ResponderExcluir
  2. brigaduh por ter me ajudaduh nesse trabalho agradeço by: Jaque & Matsui

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Olá! A pirataria pode também, ser considerada uma instituição social?

    ResponderExcluir
  5. obrigado ajudiu
    muito no meu trabalho de sociologia
    rafa ^^

    ResponderExcluir
  6. Nossa vc nem imagina o quanto isso me ajudou no meu trabalho
    q tenho q fazer e ta em cima da hr...
    nay*

    ResponderExcluir
  7. Nossa obrigadu msmo!me ajudou no meu trabalho
    By:Fernanda

    ResponderExcluir
  8. Olá

    Não ajudou muito,pois gostaria de saber também as CARACTERISTICAS DA INSTITUIÇÕES SOCIAIS.

    Okks

    ResponderExcluir
  9. [b]agradeço por ter me ajudado no meu trabalho de sociologia....
    By:keelma....

    ResponderExcluir
  10. Mee ajudOu mtO a Reealizar Um trabalhO....

    ResponderExcluir
  11. Valeu. Me ajudou muito. \õ/

    ObrigadoooooooooO! =D

    ResponderExcluir
  12. Ajudou bastante a fazer trab. de sociologia :)

    ResponderExcluir
  13. Se voce soubesse o quanto me ajudou a fazer um trabalho de sociologia ...
    brigadaoo 'y +1


    by Beatriz :D

    ResponderExcluir
  14. ajudou no meu trabalho

    brigada...

    michele xd..

    ResponderExcluir
  15. Nuuuuuuus, véio, esse blog me ajudo pacas, trampo de recuperação de sociologia, valeeew ae cara.

    ResponderExcluir
  16. meeu ajudo d maiis pra faze o trabalho
    vlw mesmoo y)'

    ResponderExcluir
  17. minina....
    esse site me ajudou bastante
    eu querida da um beijo bem gostoso
    no homen que criou
    este site

    ResponderExcluir
  18. Obrigado...Me ajudou muito em meu trabalho..mas gostaria de saber mais sobre as instituições sociais..mas..Brigaduuu by

    ResponderExcluir
  19. obrrigado vcs me ajudaram muito em meu exercicio,realmente vcs fiseram um otimno trabalho valeu muito..

    ResponderExcluir
  20. POW.... ISSO ME AJUDOU E MUIIIIIIIIITO!
    VALEW

    ResponderExcluir
  21. Olá minha professora de sociolgoia pediu para os alunos fazerem um trabalho sobre as instituições sociais! E mandou escolher ex: igreja, escola etc..e queria saber se esse texro seria o cetto para essa trabalho???????

    ResponderExcluir
  22. vaaleu muito o esclarecimento!obrigada

    ResponderExcluir
  23. Obrigado
    Me ajudou num trabalho de Sociologia...

    ResponderExcluir
  24. eu quero sbr o q saum instituições básicas ...
    instituições socias básicz..

    ResponderExcluir
  25. AMEEEI isso me ajudoou pra carambaa amoo !

    ResponderExcluir
  26. Nossa Gostei muito, Obrigado por ter me ajudado...
    Graçias...

    ResponderExcluir
  27. não me ajudou no trabalho de sociologia

    ResponderExcluir
  28. valeu o texto é muito bom , e me ajudou muito
    obrigado

    ResponderExcluir
  29. obrigado ....isso foi uma super foça ...assim comcluo o meu trabalho . valeeeeeeeu

    ResponderExcluir
  30. Nosssa , me ajudooou muuuitoo' Obrigadooo (Y)

    ResponderExcluir
  31. aheuaheuaheuahaueh queria saber as caracteristicas '-'

    ResponderExcluir
  32. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  33. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  34. foi mto bom meu trabalho sobre isso

    ResponderExcluir
  35. bah!! valeu agora eu fiz um trabalho tri bom de sociologia!!!kkk

    ResponderExcluir
  36. O seu conteudo me ajudou a responder algumas atividades

    ResponderExcluir
  37. adoreiii seu trabalho
    me judou mtooo
    by:evelyn

    ResponderExcluir
  38. gostei do seu texto, me ajudou com um trabalho!
    Obrigado

    ResponderExcluir
  39. poxaaa até que me ajudou muito, esse site vlw*!!!!

    ResponderExcluir
  40. Muito obrigada. Me ajudou bastante :D

    ResponderExcluir
  41. MUITO OBRIGADA TAMBÉM!!!
    ME AJUDOU E MUITO!!

    BEIJINHUS!!!

    ResponderExcluir
  42. obrigada ! me ajudou muito na minha atividade de sociologia :) Beijos.

    ResponderExcluir
  43. Gostei muito de todo o conteúdo,facilitou muito para fazer o meo trabalho .
    Obrigada :D

    ResponderExcluir
  44. obrigada tem tudo o que eu estava preucurando by thuane de oliveira

    ResponderExcluir
  45. obrigado!!!
    me ajudo a fazer uma itrodução do trabalho de sociologia!!!

    ResponderExcluir
  46. Muito bom mesmo, salvou minha apresentação!

    ResponderExcluir
  47. iii... Deu certo... hihihi!! **
    Eu estudei um poquinho por akii!! XD

    http://liinchan.spaceblog.com.br

    ResponderExcluir
  48. Nossa me ajudou bastante apresentarei um simposio hj sobre Instituições Economicas.

    ResponderExcluir
  49. vcs nem sabe o quanto me ajudou a fazer o meu trabalho de sociologia

    ResponderExcluir
  50. Obrigado pela explicação.
    Me ajudou a entender um pouco mais sobre o assunto. Visite: http://www.gapcbrasil.org.br

    ResponderExcluir
  51. Adryelle diz:
    Nossa essa pesquisa me ajudou e muito no meu trabalho de sociologia muito obrigada acho que vou ficar com uma boa nota rsrs muito obrigada... BY... Dryckynhaa.....

    ResponderExcluir
  52. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  53. aah vlw mt meeeu *--* se nao fosse vs eu tava fritinho ;// mt bm o conteúdo ;DD

    abrçz i continue assin qe todos vamos bem . rs'

    ResponderExcluir
  54. não sabe o quanto estou grata
    com a sua ajuda e tenho
    certeza q todas as pessoas q
    te procurarão devem te
    tirado 10 nos trabalhos como
    eu tirei meus parabéns
    e parabéns pelo seu trabalho
    e novamente muito obrigada
    marilia

    ResponderExcluir
  55. Obrigado pelas preciosas informaçoes q vc me proporcionou a melhorar meu singelo trabalho de sociologia
    Jhony & Seu Grupo Agradeçem

    ResponderExcluir
  56. vlw ae me ajudo bastante mesmo
    brigado

    BY Roberto Carlos

    ResponderExcluir
  57. obrigado pelas informaçoes mim ajudou muito parabens pelo trabalho que continua assim suprendendo cada vez mais obrigado.

    ResponderExcluir
  58. Ownt, briigadaaõ aee!
    Mee ajudoou muinto! :D

    ResponderExcluir
  59. Obrigado Pela ajuda ae ^^
    Tinha tudo oque eu buscava.

    ResponderExcluir
  60. -/ Tbm me ajudou a fazer um trabalho, ficou muito bom...
    valew ^.^

    ResponderExcluir
  61. me ajudou no trabalho de sociologia : )

    ResponderExcluir
  62. Obrigado, o conteúdo ajudou a completar meu trabalho

    ResponderExcluir
  63. obrigado pelo resumo!facíl compreenção

    ResponderExcluir
  64. Vc é professora de qual escola mesmo?

    ResponderExcluir
  65. brigadinhaaA....
    por ter me ajudaddOO.
    no meu trabalho...

    ResponderExcluir
  66. valeeeeeeeeeeeeu
    caraaa!
    kkkk' so fiz copiar e colaar :D
    mt mt obrigadaa*-*
    JAHBLESS!

    ResponderExcluir
  67. eu queria saber a importancia da indttituiçao

    ResponderExcluir
  68. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  69. joice e thays que piruinhas kkkkkkkkkk zueira

    ResponderExcluir
  70. Obrigada!!! Ajudou-me muito a estudar pra prova de sociologia...Agradeço mesmo.

    Beatriz

    ResponderExcluir
  71. nossa este blog mim ajudou bastar a fazer o trabalho de sociologia valeu!

    ResponderExcluir
  72. Nossa eu estou estudando direito no primeiro período e este post me ajudou muito a fazer um trabalho de sociologia.
    Estava lendo uma apostila com uma linguagem muito acadêmica, e estou vindo de 10 anos sem estudar, pois me conclui meu segundo grau a dez anos atrás e ainda estou me adaptando. Mais tenho muito que agradecer por esta maravilhosa ajuda no trabalho de sociologia.

    ResponderExcluir
  73. valeu d+ pelo texto me ajudou muito...

    ResponderExcluir
  74. interessante parabens foi utel e legal

    ResponderExcluir
  75. Me ajudou muiiito no trabalho, e me fez entender a matéria tbm!!

    Obrigado! bjoo

    ResponderExcluir
  76. Abriu meus pensamentos,pois a linguagem é clara.
    muito obrigada
    manuellaleal.blogspot.com

    ResponderExcluir
  77. oi valeu ganhei nota 10 vc mando vé nesse trabalho parabém

    ResponderExcluir
  78. poxa valeu ai min salvou no trabalho da escola

    ResponderExcluir
  79. Salvou a minha nota do bimestre!!!!
    oBRIGadaõ...

    ResponderExcluir
  80. nuss me ajudou muito!!mais no conteudo ta incluindo area de atuação??
    brigadoOoO MELHOR SITE

    ResponderExcluir
  81. nuUss' muitooO bom! ^^
    ajudou e muitoo akii.. .
    Obg! =D

    By: Deborah

    ResponderExcluir
  82. Acho que poderia ter ido mais afundo em cada instituição, mais mesmo assim gostei !

    ResponderExcluir
  83. Obrigada, me ajudou bastante, Deus abençoe a todos

    ResponderExcluir
  84. COMO É BOM TER NET EM CASA E UM BLOG COM CONTEUDO BOM \o/! vlw ae galera!

    ResponderExcluir
  85. vou fechar o trabalho de sociologia, com ajuda desse texto o/ brigadoo

    ResponderExcluir
  86. ARTESÃOS DO BRASIL: Surgiu para Prestação Gratuita de Serviços aos Coletivos. Independente, é um Canal de Voz para os Artesãos e Lutas Sociais. Juntos acompanhamos todos os acontecimentos sociais, políticos e comerciais em favor dos Artesãos e da Economia Solidária no Brasil e Mundo. Encaminhe seu material em fotos, vídeos, ou textos, para artesaosdobrasil@hotmail.com Seja um seguidor e ajude a divulgar o Blog. Abraços, Richard França

    ResponderExcluir
  87. cara valew muitooooo
    me ajudou pacas

    obrigaduuuuuuuuuu

    ResponderExcluir
  88. Blz isso ajudou mto meu trabalho de sociologia Vlw... ;)

    ResponderExcluir
  89. Estou impressionada o quanto esse assunto foi completamente importante para meu sucesso sociologo. Adoro sociologia e me ajudou muito. Agradeço a todos que eleboraram esse conteudo.

    ResponderExcluir
  90. Nossa ajudou demais! Achei que nao ia conseguir terminar meu trabalho! Obrigado *-*

    ResponderExcluir
  91. me ajudou muito no meu trabalho de sociologia
    valeu....

    ResponderExcluir
  92. Nossa queria parabenizar a pessoa quem redigiu este texto,além de interessante mostra de maneira explícita e clara o que realmente são as instituições. Obrigada : DD

    ResponderExcluir
  93. Olá preciso muito de algumas informações , sobre a instituição ECONÔMICA,se você puder postar mais alguma coisa que possa complementar meu trabalho agradeceria muito...

    ResponderExcluir
  94. Olá Marília, que bom que você postou este texto sobre as instituições sociais, com ele tirei parte da dúvida a respeito da instituição recreativa. Seria melhor ainda se falasse um pouco mais sobre este asssunto. Muito obrigado! Francialdo Pinheiro,ofm

    ResponderExcluir
  95. Oi, gostei do texto sobre instituições sociais ajudou-me na minha pesquisa. Bigadao

    ResponderExcluir
  96. oi,valeu adorei o texto me ajudou pra caramba.brigadao adorei esse site

    ResponderExcluir
  97. adorei!! me trabalho agora vai fica muito mais completo!! obg

    ResponderExcluir
  98. Nossa esse pessoal aqui fala parabéns por qualquer textinho chucro de internet! VAO LER OS GRANDES PENSADORES!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vc pode começar lendo e fazendo o trabalho ai
      de repente vc interpreta os grandes

      Excluir
  99. ai me ajudou muito , me livrou da recuperação !

    ResponderExcluir
  100. RENATO CESAR
    ai vc me ajudou muito,me livrou de ficar sem nota!

    ResponderExcluir
  101. hahahha mee ajudou taambéém...
    Obriigada Beiijos

    ResponderExcluir
  102. Obrigada!! Me ajudou muito para a prova, muito bom o blog!!

    ResponderExcluir
  103. Me ajudou muito mesmo.. no meu trabalho de sociologia.. otima fonte de pesquisa..parabens

    ResponderExcluir
  104. vc ñ sabe como me ajudoou no trabalho de sociologia!!!

    ResponderExcluir
  105. repense melhor seus conceitos e pense mais criticamente

    ResponderExcluir
  106. Ajudando pessoas desde 2009, tks :)

    ResponderExcluir
  107. Vlw.. Ajudou d+ para o meu trabalho de sociologia. O trabalho era pra amanhã... Vlw mesmo... O texto ficou compacto e muito fácil de compreender...
    By Wil Cachorro

    ResponderExcluir
  108. muito obrigado minha querida por mim ajudar neste trabalho.




    Francisco chagas

    ResponderExcluir
  109. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  110. Muito Bom esse teu Blog...
    ta de parabens!

    ResponderExcluir
  111. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  112. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  113. Muito boom ....
    me ajudou bastante com o meu trabalho de sociologia !
    obrigadoo !

    ResponderExcluir
  114. Valew por me passar na recuperação...xD kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  115. Vlew, ajudou na minha recuperação de sociologia xD

    ResponderExcluir
  116. Faltaram as características, mas de resto o conteúdo está muito bom.

    ResponderExcluir
  117. No final do texto que você fala: " Todas as sociedades possuem instituições recreativas, como no Brasil, o carnaval e futebol.", na minha humilde opinião, acho que carnaval e futebol estão mais pra pão e circo, ou seja ,servem mais como distração da sociedade que já é altamente alienada.

    ResponderExcluir
  118. Nossa exatamente o que eu precisavamuito obrigada ajudo muito ...

    ResponderExcluir
  119. muito obrigado, isso me ajudou bastante no estudo para prova de sociologia, alias, parabéns pelo blog

    ResponderExcluir
  120. AH MTO OBRIGADA., VAI AJUDAR MTO NO MEU TRABALHO.., :)

    ResponderExcluir
  121. eu fiz um trabalho manuscrito valeu! mas poderia ta falando mais coisas

    ResponderExcluir
  122. A mídia pode ser considerada uma instituição social? Se sim expique o porquê.

    ResponderExcluir
  123. se vcsoubese o tanto que isso me ajudou a faser uma cola paraa prova ty

    ResponderExcluir
  124. Cara me ajudo Muitooo to na recuperação obg msm vlw

    ResponderExcluir
  125. Tem livros ou autores que tratam mais das instituições sociais? Só conheço o do Chinoy
    Grato,

    ResponderExcluir
  126. e quais são as falhas da instituição social?

    ResponderExcluir
  127. Fui o Último a postar "yes" :v
    By: DL

    ResponderExcluir