sábado, 14 de fevereiro de 2009

Origem da Sociologia

Assuntos de Sala

ORIGEM DA SOCIOLOGIA

Fizemos uma linha do tempo iniciando na Idade Média até a Idade Moderna.
Na Idade Média, o feudalismo foi o modo de produção nas quais as relações sociais de produção estavam baseadas na servidão, a terra era o poder e a principal riqueza.
Falamos do cotidiano, como era o homem medieval onde a sociedade era fundamentada na origem e nas funções das pessoas, onde a mobilidade social era praticamente inexistente. O homem na Idade Média não tinha uma higiene diária, pois as condições de saneamentos eram inexistentes, influenciando relativamente na sociedade e no seu convívio social.
A Idade Moderna se opunha a Idade Média, significando um novo tempo com novas idéias. Era um regime político monárquico. Ocorreu a valorização do homem, sendo ele protagonista de sua própria história, com o raciocínio lógico e crítica a realidade social.
Em conseqüência da necessidade das pessoas de compreenderem os problemas sociais que estavam aparecendo, surge a sociologia em 1839, através das teorias de Auguste Comte (1798-1857) que foi o criador da Sociologia em suas aulas de Filosofia Positiva.
A Sociologia é uma ciência que estuda o homem em sociedade e seu comportamento social e suas relações e interações sociais.
Temos na Revolução Francesa e na Revolução Industrial, a porta de entrada para o surgimento de novas teorias e mudanças sociais dando início a uma nova Ciência com pensamento voltado ao estudo do entendimento das transformações sociais.

2 comentários:

  1. NOSSA,gostei muito desse documentario sobre sociologia na Idade Media foi uma forma resumida e muito clara de falar sobre o assunto.
    bzuu Ludmara Carvalho.

    ResponderExcluir
  2. otimo.
    parabens pela explicaçao clara e simples
    me ajudou a fazer um trabalho de sociologia:)

    ResponderExcluir